quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Coesão

Vamos descobrir neste post o que é coesão e coerência no texto.


   Coesão é um processo de ligação que vai ser feito por maio de termos explícitos no texto. Vamos encontrar um elemento na seqüência, que vai se ligar à um elemento anterior. Desta forma eu mostro uma conectividade entre as relações semânticas (relações de sentido lógico) que estão sendo construídas no texto.

   A coesão são identificadas durante o processo de leitura. Se você não percebe essas coesões, é porque não houve coesão. E nessa falta de coesão, implica muitas vezes, uma coerência ineficaz.
   Coerẽncia nada mais é que a lógica no texto, os sentidos. É o que eu estou entendendo, é o valor significativo, que está no ar.
   Se eu digo para você que o vento do duende vem roxo quando pisca a inconsciência do javali, você pode entender todas as conexões, porém não vai conseguir achar sentido que possa dar lógica a esta frase. Agora que você já tem uma breve explicação sobre coesão e coerência, vamos nos concentrar na coesão, veja a imagem abaixo:



   Nós temos dois tipos de coesão, a gramatical e a lexical.

   A lexical, é a coesão quando é usada uma palavra, lembrando novamente, coesão é o mesmo que palavra. Já a coesão gramatical é mais voltada a estruturas sintáticas.

   Vamos agora, de miúdos a miúdos, entender o que é cada tipo de coesão.

- Coesão Gramatical Frásica.
   É a coesão adquirida na construção da frase. É preciso conhecer a concordância verbal, a concordância nominal.
- Coesão Gramatical Interfrásica
   É a junção, as minhas conjunções são fundamentais.
- Coesão Gramatical Temporal
As relações de tempo, elas são fundamentais.
- Coesão Gramatical Referencial
   É uma coesão de referência que se desdobram em dois termos:
    Relação Referencial Anafórica:
     É o termo que faz alusão a uma idéia anteriormente citada. Os pronomes pessoais são um exemplo, pois eu não posso apresentar um pronome pessoal se anteriormente eu não apresentei um substantivo ao qual ele se refira.
     Um exemplo pode ser visto abaixo:

"Encontrei uma amiga na festa, e lhe contei sobre o que havia acontecido lá em casa".

     Notem que a palavra "lhe" , estabelece uma relação anafórica, pois resgata o termo "amiga" citado anteriormente. O verbo "contar" exige uma complementação de objeto direto, pois quem "conta", conta "algo" para "alguém". Para quem eu contei? para minha amiga. Então percebam que o "lhe" substitui "amiga", portanto, faz um resgate do termo anterior.
     A cadeia anafórica é justamente uma cadeia que sempre vai "resgatar" elementos já citados.

    Relação Referencial Catafórica:
     Catafórica significa apresentação, o que nos sugere que a relação catafórica "apresenta" termos que irão ser citados. Uma frase para a exemplificação:

"Eu lhe pedi isto. Que fizesse a prova direito."

     A palavra "isto" vai apresentar o que eu vou pedir. "Isto" é um termo catafórico, ou seja, aquele que apresenta e NÃO aquele que resgata.

     Sempre que um texto ter elementos que estão estabelecendo "relações" entre si, tanto nos resgate quanto na apresentação ou nas concordâncias, mas todos apresentando laços entre si, eu estabeleço portanto, a minha coesão.

     Agora vamos ver os tipos de coesão lexicais.

- Coesão lexical de reiteração
   É a coesão estabelecida pela "repetição" das palavras. Eu repito os termos, e por isso eu estou reiterando.
   A repetição é um mecanismo importante para o estabelecimento da coesão.
   Porque com a repetição, eu estabeleço ligações entre idéias. Nada mais identificável para coesão, do que repetição.
   CUIDADO! Nem toda repetição é pecado, porém nem todas são permitidas.  Evite ao máximo repetições desnecessárias. Elas vão acabar prejudicando com seu texto.
   Não devemos também exagerar na não-repetição dos termos, porque alguns destes termos não podem ser substituídos. Por exemplo, a palavra fome. Você tem fome do que? Esta palavra não tem como ser substituída. Não posso ficar substituindo a palavra fome por inanição, falta de alimento, nenhuma palavra traduz o termo fome como a própria palavra fome.
   Cuidado ao ficar pensando sempre em substituir, substituir, substituir as palavras que você escreve porque algumas delas precisam ser repetidas.
   Você pode ler seu texto e verificar que essa palavra repetida prejudica seu ritmo.

- Coesão lexical por substituição
   Aqui agente identificar as relações, sinonímica, antonímica, hiperonímica e hiponímica.
   Vejamos cuidadosamente cada uma delas.

    Relação lexical sinonímica:
     Lembra-nos aquela idéia de sinônimo que a professora da terceira série nos ensinou. Sinônimo de acordo com a professora da terceira série, é aquela palavra que apresenta igualdade. São palavras que tem o mesmo sentido.
     CUIDADO COM ISSO! Sinônimos precisam de um contexto para ser sinônimos, eu não tenho sinônimos perfeitos, e se os tenho, são extremamente raros.
     Tomem cuidado quando a questão de concursos por exemplo, a respeito da aproximação, da amalgamação dos textos, pois nem sempre é pertinente, a idéia de que sinônimos, são relações de palavras iguais.

    Relação lexical antonímica:
     São relações de oposição, é quando eu sinalizo uma oposição entre as idéias. Essa oposição, também sinaliza coesão, pois nos ajuda a perceber ligações de sentidos no texto.

    Um exemplo de relações sinonímicas e antonímicas pode ser lido abaixo:

"O ser humano, historicamente, apresenta a dualidade das emoções humanas: a incrível capacidade de amar e odiar. Com essas emoções dicotômicas entre a riqueza e pobreza do ser, estamos todos nós."

    Este é um texto curto, porém ele se fundamenta de forma muito coesa.
    Quando ele indica a palavra "dualidade" e "dicetônicos" e o próprio sinal de dois pontos, vão dar a idéia de dois.
    Na listagem apresentada pelos dois pontos não pode haver três elementos, pois ele apresenta anteriormente a dualidade das emoções, amar e odiar.
    Observe que eu tenho duas relações sinonímicas com o termo emoções, amar está ligado a emoções, e odiar está ligado em emoções. Estabeleço portanto, coesão.
    Agora entre os termos amar e odiar, há uma relação de oposição, a mesma relação que existe entre os termos pobreza e riqueza.
Posso concluir então que nesse teto há relações tanto de cunho sinonímico, quanto de cunho antonímico.

    Relação lexical hiperonímica e hiponímica:
    As relação hipônicas e hierônicas, são estabelecidas através de relações semânticas de hierarquia.
    Veja que a palavra hiponímia pode ser divida em duas partes, hipo (pouco), nímia (nome), e a palavra hiperonímia também pode ser dividida em hiper (grande), nímia (nome).
    Eu tenho a relação hiponímica e hiperonímica, numa construção de conjunto. Como assim? Eu só encontro essa relação num mesmo texto. É necessária estabelecer uma relação textual.

Voltemos ao texto das emoções humanas.
"O ser humano, historicamente, apresenta a dualidade das emoções humanas: a incrível capacidade de amar e odiar. Com essas emoções dicotômicas entre a riqueza e pobreza do ser, estamos todos nós."

    Notem as emoções estabelecem uma relação de conjunto. Amar e odiar fazem parte desse conjunto, são tipos de emoções.
    Então pode-se concluir que a palavra macro (a maior palavra), enquanto a palavra micro (as menores palavras), são as palavras amar e odiar. Notem que eu tenho termos hiperonímicos e hiponímicos, que podem agora ser claramente entendidos que "emoções" fazem parte das relações hiperonímicas e amar e odiar fazem parte das relações hiponímicas.

Agora que nós observamos cada tipo de coesão textual, vamos para os exercícios!
Vejamos a imagem abaixo:





Lendo este texto de todos os seus aspectos verbais e não verbais, podemos concluir que:
Morte e vida Severina, apresenta ma relação hiperonímica entre os termos vida sofrida e desumana.
    Notem que morte e vida severina se trata de uma vida sofrida. Severina significa "o severo", o duro, o ríspido.
    Nós temos uma vida severa, dura e ríspida (hiperonímica), nos tipos de vida, desumana e vida sofrida sofrida(hiponímica). Portanto o que o texto nos mostra é realmente correto, temos uma relação hiperonímica e hiponímica.

Vamos observar um processo de coesão num texto um pouco mais extenso.

O Big Brother do vício

Um programa mostra o difícil trabalho dos
interventores – terapeutas que confrontam quem
tem problemas com álcool, drogas ou jogos

Atração do canal pago A&E, o reality show americano Intervenção oferece uma visão da luta contra o vício. A cada episódio, aborda-se um drama real. A pessoa é informada de que uma equipe de TV vai à sua casa para gravar sua participação num documentário sobre o tema. Na verdade, o programa foi contatado por parentes e amigos que buscam uma forma de arrancar o doente do vício. Invariavelmente, a situação é desesperadora. As pessoas estão a tal ponto enredadas que não se contêm nem diante das câmeras, nos cinco dias em que seus passos são acompanhados. Uma violinista adolescente consome speedball, mistura de heroína e cocaína, enquanto coça as erupções purulentas provocadas pela substância em sua pele. Um lenhador usa uma droga não menos destrutiva, a metanfetamina – e arrisca a própria pele derrubando imensos pinheiros, totalmente fora de si. O clímax de cada episódio é a "intervenção". A pessoa é confrontada pela família e por um terapeuta, empenhados em convencê-la a se internar numa clínica.

Marcelo Marthe

   Nós temos como eixo temático deste texto uma relação muito conturbada nos dia de hoje, a relação do homem com as drogas.
   É um reality show que aborda uma problemática severa nos dias de hoje. Temos que tomar MUITO cuidado com este texto, pois apresenta um processo de construção de texto extremamente coeso. eu tenho uma adequação de concordância, de regência e logo, as relações frásicas são adequadíssimas.
   Vamos observar os outros tipos de coesões estabelecidas.
   Notem que já no começo do texto, quando o autor cita "canal pago", podemos identificar que o texto fala de um programa americano. Tenho em um contexto televisivo, a temática sendo abordada.
   Ele apresenta que a visão do reality show é a luta contra o vício. Notem que no período seguinte, ele começa. Notem que após isso ele escreve "A cada episódio", automaticamente fazemos uma ligação com reality show, a atração de um canal pago. Então na relação do canal pago, com relação do reality show, com relação a episódio ele faz um processo de coesão.

   É um drama real, logo é um reality show, ficção tratada na televisão. Nota-se uma abordagem da teledramaturgia, focando um drama real.
   Eu vou encontrar uma justa-posição entre as informações. Notem que no primeiro período ele apresenta um assunto, uma idéia geral que vai sendo afunilada.
   Não é indicada uma conjunção entre os dois períodos, poderíamos colocar entre "o vício" e "a cada episódio" uma conjunção para explicitar o tipo de conjunção que está sendo estabelecida.

  Podemos formular a frase da seguinte maneira: "oferece uma visão da luta contra o vício, por conseguinte, a cada episódio, aborda-se um drama real.".

   Porque colocamos "por conseguinte" ? Porque já que a atração do canal (do reality show americano) nos mostra uma visão de luta contra o vício, a cada episódio, aborda-se um drama real. É uma relação conclusiva.

Vamos para a próxima frase:
"A pessoa é informada de que uma equipe de TV vai à sua casa para gravar sua participação num documentário sobre o tema. "

   Notem que eu tenho os termos: "equipe de tv", "gravar" e "tema". Termos que já foram referenciados anteriormente.

   Na sequência ele vai indicar:
"Na verdade, o programa foi contatado por parentes e amigos que buscam uma forma de arrancar o doente do vício."
"Programa" é outro termo que vai estabelecer uma relação sinonímica, logo, vai estabelecer uma relação de coesão.
" Invariavelmente, a situação é desesperadora. As pessoas estão a tal ponto enredadas que não se contêm nem diante das câmeras, nos cinco dias em que seus passos são acompanhados."

   Temos novamente uma relação de justa-posição. Notem quando o autor escreve "Invariavelmente, a situação é desesperadora", nós ficamos com uma dúvida no ar:

Porque a situação é desesperadora?

   Porque " As pessoas estão a tal ponto enredadas que não se contêm nem diante das câmeras, nos cinco dias em que seus passos são acompanhados.".
   Temos uma relação entre duas informações, sem conjunção, logo ela é uma justa-posição. Se fossemos apresentar uma conjunção, ela seria causal (de causa, culpa). Ficaria assim:

"Invariavelmente, a situação é desesperadora, pois as pessoas estão a tal ponto enredadas que não se contêm nem diante das câmeras, nos cinco dias em que seus passos são acompanhados."

   Notem que "pois" é uma conjunção de causa (ou causal). Novamente "câmera" trabalha com "equipe de tv" que trabalha com "canal pago" que trabalha com "reality show".

Vamos para a próxima frase.

"Uma violinista adolescente consome speedball"

   Temos então um exemplo, mas é exemplo do que? Dos dramas da vida real. Aborda-se um drama real, lembram disso no primeiro parágrafo? Então, ele apresenta exemplos de dramas reais. Ele dá o exemplo da violinista e do lenhador.

"O clímax de cada episódio"

   A palavra "episódio" vai se casar "A cada episódio" da segunda frase do texto. estabelece-se portanto, uma cadeia anafórica.
   Cadeia anafórica nada mais é que "resgatar" termos anteriormente citados.

"A pessoa é confrontada pela família e por um terapeuta, empenhados em convencê-la a se internar numa clínica."

Finalmente temos a definição da intervenção. Ele apresenta intervenção no período anterior e em seguida, descreve essa intervenção.

   Notem portanto que esse texto está todo amarrado. Está fundamentado em processos de coesão.
   Na próxima vez que vocês forem analisar um texto, identificando os aspectos de coesão, não esqueça dessas dicas.

Até o próximo post!

Este post foi a duplicação adaptada para o blog de uma aula on-line da Professora Rose Sampaio.
Não posso postar as aulas porque elas contém direito autoral.

7 comentários:

  1. Poderia informar-me sobre a bibliografia a partir da qual a tipologia de coesão gramatical e lexical foi estruturada?

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  2. infelizmente alguns erros de concordancia - sempre que um texto ter- não me permitiram sentir confiança nesta explicação! muito obrigada por seu esforço em postar algo interessante, porém, sugiro uma revisão antes da publicação.

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